O leão (o rei da selva)
-
O nome científico do leão é panthera leo.
- O leão vive em três continentes: África, Europa e Ásia. Porém, a sua grande concentração é nas savanas africanas.
- A cor deste animal é o castanho amarelado claro.
- Na Africa do Sul existe um leão de cor branca (Panthera leo krugeri), este leão não constitui uma subespécie porque é devida a uma mutação genética. Os seus olhos são dourados ou azuis.
- Os machos diferenciam-se das fêmeas pelo tamanho, peso e pela sua grande juba.
- As fêmeas são responsáveis pela caça e pela criação dos filhotes, enquanto que os machos tem o dever de proteger o seu grupo.
- Os leões são animais carnívoros. Eles alimentam-se de antílopes como por exemplo: gnús, búfalos, zebras, javalis e outros mamíferos com o porte pequeno ou médio. Um leão adulto pode comer até 35 kg de carne em apenas um dia.
- A leoa é uma excelente caçadora! Tem dentes grandes muito fortes e outros mais pequenos que juntos servem para rasgar e cortar a carne. Para ajudar na caça elas contam com a ajuda das suas grandes, fortes e poderosas garras. Além disso o seu pelo curto, baixo peso e tamanho tornam-na muito rápida. Podem atingir até 50km/h mas só durante curtas distâncias
- Os leões vivem em agrupamentos de 5 a 40 animais. Estes grupos são normalmente formados por fêmeas e um ou dois machos.Os machos são líderes natos, por isso lutam entre si até só ficar um chefe por cada grupo.
- A juba do leão serve para este ficar mais majestoso e parecer maior e mais assustador. O macho que tiver a melhor juba tem mais probabilidades de se tornar o chefe do grupo! Quando o leão nasce não tem juba, apenas tem alguns pêlos de cor clara à volta do pescoço. A juba só começa a nascer por volta dos dois anos, aos cinco anos já tem mais de 20 centímetros de comprimento!
-
O rugido do leão é um dos sons mais assustadores e grandiosos produzidos pelos animais selvagens. É um som forte e rouco que assusta qualquer animal e assim podem vencer muitas batalhas.Este rugido consegue-se ouvir a oito quilómetros de distância, este é normalmente feito ao anoitecer para avisar os outros leões que aquele território já está ocupado.
-
Os leões passam quase todo o dia a dormir (como todos os felinos) e só saem para proteger o território ou quando vão caçar.
-
As leoas caçam ao fim do dia ou até mesmo à noite, que é quando os outros animais estão a dormir ou a beber água. Esta técnica permite que elas tenham vantagem sobre as suas vítimas. Quem comanda as caçadas são as fêmeas. Numa caçada, a leoa começa por rastejar por entre as ervas altas, observando a sua presa à distância, se estiver a caçar sozinha, surpreende-a com um salto, mas quando está em grupo usa a inteligência, com a ajuda das outras leoas, cercam e capturam a presa sem lhe deixar hipóteses de fuga.
-
A leoa fica prenha durante cerca de quatro meses e tem entre dois a seis filhotes em cada ninhada. Quando os leõezinhos nascem têm perto de 2 kg. Crescem muito depressa, e passado uma semana já tem o tamanho de um gato adulto! Durante as primeiras semanas de vida dos filhotes, a leoa mantém-se sempre em estado de alerta e defende-os sempre que for preciso. As mães transportam os filhotes agarrando-os pelo pescoço com os dentes, pois assim conseguem que eles se mantenham quietos sem os magoar. Quando a leoa vai caçar, é o leão que fica com os filhotes, mas não lhes dá atenção nem brinca com eles, apenas os protege.
-
O leão é um animal extraordinário, não é?